HD x SSD

Mais velocidade para seu computador com um menor investimento. Confira nos destaques de nosso Instagram a instalação de um SSD em um notebook.

– O que é o HD?

                O hard disk, mais conhecido pela sigla HD, é a peça do computador onde ficam armazenados seus arquivos, como fotos, músicas, vídeos, etc. Além disso, é nele que se encontra instalado o sistema operacional (Windows, MacOS, Linux, etc) e os demais programas. Esta peça é constituída basicamente de uma cabeça de leitura e discos magnéticos presos a um eixo, a cabeça de leitura percorre, com o auxílio de um “braço”, o disco magnético e lê os dados que estão gravados no mesmo, é importante frisar que os dados são gravados de forma magnética, e não criando ranhuras no disco como na gravação de CD’s, DVD’s e Blu-ray’s.

– O que é o SSD?

                Os solid state drives, ou SSD’s, realizam a mesma função do HD, armazenam dados e programas, o grande diferencial está nas velocidades de leitura e gravação dos dados, que superam com grande vantagem o HD comum, isso se deve ao fato de que os dados não são armazenados de maneira magnética e sim elétrica, tornando desnecessária a utilização de uma cabeça de leitura, e assim reduzindo o tempo de acesso aos dados gravados no mesmo. E as vantagens não param por aí, com a ausência de uma cabeça de leitura os SSD’s são mais leves, mais resistentes, por não conter partes mecânicas, mais silenciosos e mais compactos. A sua desvantagem se dá pelo seu valor de mercado que ainda é alto, se comparado com um HD comum.

– Devo trocar meu HD por um SSD?

                Depende, a troca do HD comum por um SSD geralmente é feita por motivos de lentidão do equipamento, porém nem sempre este problema é causado pelo tipo do HD, fatores como softwares muito pesados que exigem alto processamento, por exemplo, não são sanados com esta troca, pode ser que seu processador tenha uma performance abaixo do requisito ideal, ou mesmo a memória RAM do equipamento seja pouca. Além disso, existem outros fatores que podem causar lentidão em um computador, como superaquecimento, já mencionado no vídeo sobre manutenção preventiva, e até mesmo um HD muito cheio.

– Quando um SSD pode ser vantagem?

                Para o usuário doméstico a vantagem do SSD se dá na velocidade de inicialização do sistema operacional, bem como de outros programas, tudo que se refere a acessar e gravar arquivos tem uma melhora no desempenho. É comum esta troca em equipamentos mais antigos para dar uma sobrevida ao mesmo, mas para saber se este investimento é mesmo vantajoso faz-se necessária a avaliação de um técnico, afinal, como dito anteriormente, o custo de um SSD ainda é um pouco alto e, talvez, não valha para um equipamento muito antigo.

– Meu computador suporta um SSD?

                É bem provável que sim, o tipo de conexão mais comum utilizada pelos SSD’s é a SATA, presente em todos os equipamentos produzidos hoje em dia e utilizada também pelos HD’s convencionais. Além da SATA, existem SSD’s com conexão PCI Express, porém muito mais caros, e também os M.2, hoje presentes principalmente em placas de notebooks. Na dúvida, procure auxílio de um técnico que em questão de minutos ele poderá responder sua pergunta.

– Posso ter o HD convencional e o SSD em meu computador?

                Isto dependerá do modelo de seu equipamento, se for um desktop, sim, geralmente as placas mãe de desktops possuem pelo menos 4 conexões do tipo SATA. Caso seja um notebook, existe a possibilidade de remover o leitor de DVD e colocar um SSD nesta conexão SATA com o auxílio de uma caddy, que é uma espécie de gaveta no formato do leitor, onde se coloca o SSD. Se seu notebook não possui leitor de DVD pode-se verificar se ele possui a conexão M.2 e utilizá-la para o SSD, ou em último caso, remover o HD convencional e colocar um SSD em seu lugar.

– Quanto tempo leva o serviço de instalação de um SSD?

                Com o SSD em mãos, o serviço de substituição ou adição do mesmo é simples, porém apenas colocar o SSD no equipamento não é o indicado, para que seja realmente eficaz deve-se reinstalar o sistema operacional e demais programas no SSD, o HD convencional fica para salvar arquivos menos utilizados, como planilhas, documentos de texto, etc. Desta maneira, pelo menos um dia de serviço é necessário para que tudo seja feito do modo correto.

– Removi meu HD convencional, e agora?

                Uma opção no caso em que o HD convencional não pode ser utilizado internamente no equipamento é a aquisição de uma case onde se coloca o HD e ela o transforma em um HD externo para uso com conexão USB. Confira em nosso Instagram como funciona.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.


Siga-nos nas redes sociais!
28 anos, apaixonado por tecnologia e automobilismo, trabalho desde os 15 anos principalmente com a área de suporte em T.I, frequentei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM e atualmente cursando Automação Industrial no SENAI.